sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Árdua labuta

              Praça da República, Porto

12 comentários:

  1. Porque será que este mundo é tão injusto?
    Ele só está ali, por extrema necessidade.
    Faz-me tristeza e uma enorme revolta, contra os governantes e políticos deste país que tudo têm feito para aumentar o fosso entre ricos e pobres.
    Não sei de quando é esta foto, mas por aqui em Lisboa já começo a ver casos semelhantes, um sinal de que algo está a piorar e muito.

    ResponderEliminar
  2. Triste imagem...uns com tanto e outros... Tinha idade para ser respeitado.

    ResponderEliminar
  3. Uma imagem vale mais do que mil palavras, e é bem verdade! Triste, muito triste. A mim, faz-me imensa confusão e entristece-me a velhice, esta velhice, que transmite um certo abandono. Mesmo ali ao lado!

    ResponderEliminar
  4. Pois eu acho que este idoso se sente feliz. Institucionalizar um individuo habituado a esta liberdade seria matá-lo!
    É algo que não sabemos....se é feliz assim, se lhe falta algo....não associo a velhice a tristeza...

    ResponderEliminar
  5. Não resisti à tentação de completar o meu comentário, depois de ter lido alguns, por aqui feitos.
    A velhice não tem que ser triste, pois as pessoas com poder financeiro, sabem aproveitar esta fase da sua vida, viajando ou fazendo tudo aquilo que não tiveram tempo, durante a sua vida activa.
    Mas de certeza que não têm as tristes e miseráveis reformas de cento e poucos euros e ainda, têm o apoio da Geriatria, coisa que por cá, não existe, nos Centros de Saúde (só no privado) que é uma especialidade da medicina que consegue dar, uma enorme qualidade de vida, às pessoas de idades avançadas.
    Agora dizer que alguém, não tem nada melhor para fazer, e até é feliz, porque pode escolher, entre trabalhar até morrer, para poder comer, ou ser institucionalizada, está concerteza, a viver num mundo paralelo e nem quero aprofundar muito esta questão.
    Não sei porquê mas de repente até me parecia o PEC de algum partido político... daqueles que acham, as reformas e os ordenados mínimos, demasiado elevados. ;-)

    ResponderEliminar
  6. Isa GT: Se me permite , vou afirmar que entendeu mal o meu comentario, se é a ele que se refere.
    Jamais faria referencia a esta imagem de forma partidaria!
    Não mencionei reformas, nem politicas sociais....
    Apenas referi o aspecto sociologico/psicologico deste idoso!

    Desconheço se este senhor usufrui de apoio domiciliario, se está institucionalizado! se se verificar alguma das siyuações que referi , então , entendo que este senhor é feliz, pois a sua autonomia a capacidade mental permite continuar a sua arte sem limitações.....isto é só uma perspectiva!
    Mas a vida deste senhor (pela imagem) não tem que ser necessariamnete triste e com necessidades....

    Fique bem :)

    ResponderEliminar
  7. Pois Raquel, até ficamos melhor com a nossa consciência, pensar que ele é feliz. Eu é que não fico nada convencida, de que ali há felicidade e dinheiro que chegue.
    Assim como há muitas assimetrias económicas neste país, também as há, na minha família e como já cá ando há meio século, sei muito, do que os idosos gostam e especialmente daquilo que muitos deles gostariam. Se tiver dúvidas, quando encontrar alguém numa situação idêntica, não passe ao lado, dê dois dedos de conversa e depois podemos conversar sobre o mesmo assunto.
    Não me leve a mal, estamos só a basear-nos em experiências diferentes. O que talvez, se possa ver aqui, para além da "Árdua labuta", é a força de alguém que contra tudo e contra todos, ainda não desistiu de lutar e ainda, não se deu por vencido.
    Um beijinho e novamente, não me leve a mal por discordar.

    ResponderEliminar
  8. Claro que não levo a mal!
    A discordia ajuda a adquirir conhecimento através da discussão.
    Gosto da sua opinião e claroq ue falamos de realidades , ou perspectivas diferentes...
    Não falo pela minha consciencia ....não é isso que está em causa, mas talvez pela minha area profissional..lido com idosos diariamnte de todos os niveis sociais...

    mas, talvez ainda seja "verde" no assunto :)
    Continue a lutar! Espero que consiga alcansar pelo menos um pouco do muito que deseja, ou melhor desejamos.

    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  9. de certo modo uma bela homenagem ao homem que retrata esta foto... uma homenagem á sabedoria e ao respeito que todos deveriam ter para com estas pessoas ...

    ResponderEliminar
  10. me encantan las fotos antiguas.
    y sobre todo tu pais portugal es maravilloso este invierno pasado tuve la suerte de poder estar en lisboa y chapo. saludos y gracias por pasar por mi blogspot

    ResponderEliminar