quarta-feira, 18 de maio de 2011

Meu eterno Campeão




                                                         Rua do Souto - Sé - Porto

Existem quatro freguesias do Porto que fazem parte do Centro Histórico e que foi classificado como Património da Humanidade pela UNESCO. A Sé é uma delas. Já tinha ouvido falar dos problemas da droga, hoje presenciei ao vivo a toma da dose diária para cerca de uma dezena de individuos. Sim, à luz do dia!
A quantidade de lixo que se vê na rua não corresponde com o número de polícias, o mobiliário urbano foi vandalizado e alguns imóveis ameaçam ruir. E o cheiro? Uma mistura explosiva de dejectos humanos, animais e lixo! Fiquei agoniado!
Sinceramente, acho que isto não serve como chamariz para os turistas. Da pouca coisa que encontrei de positivo está retratada nas fotos. Meu eterno e imortal Campeão, até em terreno inimigo serás lembrado para todo o sempre! Levanta-te Benfica!


17 comentários:

  1. Muito bonito e comovente; só os Mitos é que inspiram tais sentimentos!

    ResponderEliminar
  2. Uma correcção na inclinação da primeira foto e dava logo outro ar ao detalhe da janela e à bandeirola do nosso SLB. Bom detalhe

    ResponderEliminar
  3. É pá, viver no Porto nestas condições já é mau, ser benfiquista é uma drama em qualquer lado de país!
    pobres seres humanos,como caiste em tais desgrassas?

    ResponderEliminar
  4. Saio a sorrir...
    Viva o nosso Benfiiiica!

    ResponderEliminar
  5. Campista,

    É só uma questão de fruta, essas tais desgraças...

    ResponderEliminar
  6. Fábio,

    Gostava de ter outro tipo de máquina para acompanhar os bons detalhes que vou encontrando. Neste momento, não é possível...

    ResponderEliminar
  7. Rivus,

    Obrigado pelo seu comentário. Eu é que fiquei comovido!

    ResponderEliminar
  8. Mfc,

    Ainda bem que sorri nesta época de tristezas...

    ResponderEliminar
  9. Impressionante. Eu aqui felizmente não levo com os Andrades por muito que eles ganhem, mas calculo a coragem que é necessário ter quando se é benfiquista no terreno do adversário...
    O Benfica precisa de se levantar. Tenho esperança de que isso aconteça o quanto antes, de preferência ainda com o Sr. Pinto da Costa vivo.

    PS. Hoje mesmo estarei no Porto. Vou aí passar um fim-de-semana. :)

    ResponderEliminar
  10. Mais vale ser segundo e honesto, do que ser primeiro e criminoso. Os títulos do Fóculporto num País civilizado já há muito teriam sido retirados. Quando se mistura a verdade com a mentira, daí para frente o que fica é sempre mentira.

    Saudações de glória e forte abraço

    ResponderEliminar
  11. Dylan,

    De facto não cheguei a pôr os pés nessas imediações, até porque já lá estive e não achei nada de especial.
    Pouco depois de ter chegado ao Porto, mais precisamente à estação da Rede Expressos na Batalha, encontrei-me com o meu amigo (que é um Andrade filho e irmão de benfiquistas - safa-se o facto dele não ser fanático!) e deparei-me logo com um homem com a camisola do Benfica vestida. Perguntei ao meu amigo se ele era maluco ou corajoso ao que o meu amigo me respondeu que ali no Porto há muitos benfiquistas.
    Mais tarde, na estação de metro, encontrei uma senhora com duas crianças (deduzi que eram mãe e filhos): o menino vestia a camisola do FC Porto e a menina a camisola do Benfica. E fiquei maravilhado com aquela sã convivência clubística que hoje em dia infelizmente não é senão é só ódio e selvajaria. Depois, tanto no sábado como no domingo e na segunda, avistei algumas pessoas com bonés alusivos ao Benfica, em pleno Porto.
    Conheci um casal simpático de benfiquistas ferrenhos (os pais da namorada do meu amigo) naturais do Porto e sinceramente fiquei muito emocionado. Não sei porquê, mas sinto que os benfiquistas do Norte amam mais o nosso clube que nós, benfiquistas do Sul. Talvez se deva ao facto de por aqui não termos de levar com os Andrades e de sermos de longe muitos mais que eles. Enquanto eu sinto que o meu benfiquismo vai aos poucos desvanecenendo, fruto das recentes humilhações e vitórias dos Andrades, constato que no Norte o Benfica é vivido em todo o seu esplendor, fervorosa e apaixonadamente, como tu muito bem escreveste, em "terreno inimigo".
    Apetece-me perguntar que raio de benfiquista sou eu, afinal? Ao pé de vocês, benfiquistas do Norte, não sou nada. As gentes do Norte são conhecidas pela sua simpatia, hospitalidade e também pela sua fibra.
    Adorei o meu fim-de-semana. Sinceramente adorei muito.

    Um abraço benfiquista para todos vocês.

    ResponderEliminar
  12. Fire,

    O teu comentário tem lá tudo: a essência benfiquista. Foi pena não teres avisado com antecedência que vinhas ao Porto. Fica para outra vez...

    ResponderEliminar
  13. Amigo, com certeza que hei-de voltar para o Norte, pis ainda há muito para conhecer. Desta vez para além do Porto estive em São Mamede de Infesta (onde vive o meu amigo e a namorada) e também estive em Braga. Em princípio voltarei para o ano com toda a certeza, pois o meu amigo vai-se cassar no Verão de 2012, mas se der para vir antes eu informar-te-ei.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Caro Dylan,

    a minha alma benfiquista sai daqui revigorada!!!

    Viva o Sport Lisboa e Benfica!!!

    Abraço e boa semana

    P.S.- Eu sei o que é ser benfiquista na cidade do Porto (pois ai vivi durante dois anos entre 1998/2000).

    ResponderEliminar
  15. Essa linda zona da Sé, se fosse limpa, normalmente só pode ser pisada com segurança no S.João!!

    Já para não falar em tão ilustre bandeira!

    Confesso que apenas no S.João passo na Sé, durante o ano mete medo!

    Existem realmente muitos benfiquistas na cidade do Porto. Bem mais do que querem deixar transparecer!

    Saudações Benfiquistas
    Rederx

    ResponderEliminar
  16. Lindo! A aquela foto da mascote deve ter sido tirada 2ª ou ontem pois estava no FB do Benfica.

    AbraÇo

    http://benfica-world-order.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar